Pages Menu
Categories Menu

Cozinhas planejadas para apartamentos pequenos

Apartamentos pequenos muitas vezes são encarados como desafios na hora da decoração, mas isso é um pensamento errôneo sabia? Muitas vezes locais menores, quando bem decorados e de modo funcional, podem parecer muito mais aconchegantes e charmosos do que grandes espaços, o que inclui cômodos bem úteis da casa, como a cozinha. Aprenda neste artigo algumas dicas e tire suas dúvidas a respeito de como fazer cozinhas planejadas para apartamentos pequenos, opinando juntamente com o seu projetista.

Dicas e dúvidas sobre cozinhas planejadas para apartamentos pequenos

Já contratou seu projetista da empresa de planejamento? Muito bem, agora é hora de projetar como vai ficar a cozinha dos seus sonhos, o que também é possível em apartamentos pequenos, portanto não desanime! Basta seguir as nossas dicas, adequar ao seu espaço e tudo ficará como você queria.

1. Quais as cores dos armários?

cozinhas-planejadas-branca-para-apartamento-pequeno

Essa regra vale para todo e qualquer ambiente pequeno, incluindo as cozinhas, a qual consiste em: cores claras são funcionais e dão sensação de ampliação de espaço. Móveis de madeira com revestimento de cores neutras e em tons pastéis ou amadeirados claros são ideais, portanto deixe os detalhes de cores fortes e intensas, como o vermelho e amarelo, para uma porta ou outra, cores dos puxadores, parte interna dos armários, entre outras sugestões que você pode pedir ao projetista.

2. Os eletrodomésticos vão mudar de lugar?

Não é preciso, pois eles chegaram primeiro lá! Sendo assim, o ideal da cozinha planejada é se adaptar do modo mais funcional possível ao ambiente como ele está. Caso você queira alguma reforma, isso pode ser feito sem problema, mas se quiser manter como tudo está, os móveis irão literalmente “contornar” os eletrodomésticos.

Indague seu projetista se ele está incluindo toda sua mobília no projeto, como por exemplo, deixando um espaço para o fogão em meio ao balcão que contorna a cozinha; entre um armário vertical e outro, a geladeira pode ser inserida; criar uma prateleira única e sob medida para seu micro-ondas; entre outros cantinhos funcionais que seus eletros serão compactados.

vish

Para os pequenos, como liquidificadores, processadores, sanduicheiras, entre outros, peça para o projetista criar compartimentos internos nos armários para guarda-los quando estiverem em desuso, evita entulhos nos balcões e deixa tudo limpo visualmente, levando em conta que é um ambiente pequeno e que o espaço deve ser bem ocupado e não “poluído”.

3. Posso ter uma ilha na minha cozinha pequena?

É bem possível que sim, mas sempre depende das medidas da cozinha, incluindo se o espaço como um todo tem desenho estreito ou quadricular. Ilhas são balcões deslocados das paredes do ambiente, portanto se em sua cozinha tiver espaço para fazer essa divisão criando um mini corredor entre a parede e a ilha, tudo bem, fica bem funcional e muito belo na decoração. Tal ilha também pode servir de pequena mesa para lanches e até ser a mesa de jantar oficial da sala, com bancos ao lado (bom para cozinhas abertas).

cozinha-com-ilha-moderna-coifa

O que não pode em hipótese alguma é algo que irá atrapalhar a passagem e o acesso a outros móveis e eletrodomésticos. Tudo é conversado, portanto indague seu projetista detalhadamente a respeito disso. Dica: Caso dê para criar uma ilha, que tal um fogão cooktop sobre ela? Poupa espaço no ambiente e é bem moderno!

4. Como fazer da cozinha planejada uma decoração local?

O design de uma cozinha planejada é muito especial, pois é todo compactado e visualmente falando é bem arranjado e bonito. Portanto tudo isso já é decoração no local! Que tal investir em meio ao planejamento numa área exclusiva de decoração?

cozinha-ilha

É fácil de se conseguir isso através das prateleiras e dos nichos, os quais são tábuas ou pequenos caixotes, respectivamente, instalados nas paredes que servem para decorar com jarros, potes, miniaturas e outras coisinhas ligadas à cozinha. Decoração planejada é uma tendência, pense nisso.

5. Posso planejar uma copa com sala de jantar numa cozinha pequena?

O ideal é quanto menos coisa tiver nessa cozinha, melhor. Poupe bastante o espaço central em cozinhas muito pequenas, o que corta a possibilidade de uma mesa de jantar ou uma ilha, por exemplo. Já se a cozinha tiver formato quadricular e for integrada com a sala, é perfeito que haja uma pequena “copa” entre os dois, onde você insere uma pequena e adequada ao espaço sala de jantar, na qual a decoração é totalmente ligada com as cores e design da cozinha. Ambientes calorosos, integrados e bem decorados surgem dessas ideias.

sala

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *