Pages Menu
Categories Menu

A iluminação para cada ambiente

Luz e Decoração

Já percebeu a influência que a iluminação exerce sobre a decoração? Pois então, quando não acertamos na intensidade ou quantidade de luz dentro de um ambiente, o resultado estético do espaço acabar sendo prejudicado. Para acertar na iluminação, não dá para desconsiderar algumas técnicas e dicas de especialistas. Além do posicionamento de cada luminária, é preciso prestar atenção para o tipo de iluminação mais apropriado para cada ambiente.

Cada espaço deve passar por uma análise antes da escolha das lâmpadas. Além das cores intensas, que são responsáveis pela absorção de uma grande quantidade de luz, também é necessário prestar atenção à textura das paredes, do piso e do teto, lembrando que as superfícies lisas refletem mais luminosidade, criando um ambiente mais iluminado, enquanto as rugosas absorvem a luz.

Para começar a trabalhar com a iluminação em casa, leve em consideração três questões: as atividades que irão ser realizadas naquele ambiente, a quantidade de luz natural e o revestimento das paredes. Assim, as chances de erro são praticamente nulas.

iluminação

Dicas de Iluminação

Se tudo ainda não está claro em sua cabeça, não tem problema! Aqui vão algumas dicas mais práticas, as quais retirei do site Decoracao. Por exemplo, em ambientes de trabalho, higiene ou preparo de alimentos, o ideal é investir em uma iluminação com cor branca. Esse tipo de luz proporciona melhor visibilidade e ajuda na hora de desenvolver as tarefas. Agora, na composição de uma área para receber os amigos ou reunir à família, como salas de estar, de jantar e quartos, as lâmpadas em tom amarelado são a melhor opção. Elas são ótimas para criar um clima mais intimista e confortável.

A sala de estar precisa de uma iluminação indireta para leituras e conversas. Aqui as lâmpadas podem ser inseridas através das clássicas luminárias, ou ainda em projetos mais elaborados com sancas de gesso. Na cozinha o ideal é investir na iluminação fluorescente, pois esse é um espaço usado para a realização de trabalhos, que requerem atenção. Essas lâmpadas produzem poucos efeitos de sombra e trazem um clima mais ativo nos espaços, além de ser mais econômica.

Para o quarto do casal um projeto mais aconchegante é a pedida. O efeito de conforto pode ser conseguido através do uso de arandelas nas paredes. Essas peças ainda podem substituir os tradicionais abajures do criado mudo, sendo uma ótima opção para quem tem pouco espaço ao lado da cama. No banheiro é preciso apostar na luz geral e na localizada sobre a bancada da pia. A primeira deve ser feita com lâmpadas fluorescentes, enquanto a segunda deve ser incandescente, pois é que menos distorce as cores.

Escolher a iluminação correta é fundamental para valorizar os pontos principais da decoração de um ambiente, além de facilitar pequenas atividade do dia a dia.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *