Pages Menu
Categories Menu

Projeto de casa – como planejar

Nos últimos anos, com os incentivos do governo Federal para a construção civil, o sonho da casa própria passou a ser possível para milhões de brasileiros. Quem busca hoje construir uma casa não está só interessado em ter um teto para morar, mas também já exige um projeto de casa com estilo e planejamento, e na hora de conceber esse projeto, várias cosias são levadas em consideração, como o orçamento disponível para o projeto residencial, a metragem quadrada da planta do projeto e até mesmo o estilo, pois ninguém merece morar em uma casa que não seja de seu agrado.

Metragem do projeto de casa

Para quem busca iniciar um projeto de casa, um dos primeiros passos a se definir é a metragem quadrada da residência. Esse passo é fundamental pois vai definir o custo da construção do projeto, e vai servir de base para a definição do estilo de sua residência. A metragem quadrada leva basicamente dois fatores em consideração:

  • Terreno: é vital saber corretamente as dimensões do seu terreno. As dimensões vão limitar as medidas do terreno, e a topografia do terreno pode limitar o tipo de projeto de casa a ser construído. Muito mais do que isso, é importante também saber a legislação vigente para o local onde se localiza o seu terreno. Isso pode ser consultado no plano diretor, na prefeitura de sua cidade.
  • Custo: É a variante mais prática e fácil de entender: quanto maior a metragem quadrada do projeto, maior será o custo da execução de um projeto de casa.

Estilos de projetos de casas

Uma vez definida a metragem quadrada do seu projeto, o próximo passo é definir o estilo de sua construção. Nessa hora é importante consultar um profissional projetista, seja um Engenheiro ou Arquiteto, para conferir a viabilidade de certas propostas de projeto, bem como definir a viabilidade da metragem proposta para um projeto.

O estilo definido para um projeto de casa vai se refletir muito na forma da planta residencial, nas fachadas da casa, no formato e nível de caimento do telhado, e na disposição dos cômodos em planta. Esse estilo vai muito de cada projetista, mas é importante que o cliente ressalte os seus gostos para não receber um projeto residencial que não lhe agrade.

Ente os estilos de projetos de casas modernas mais vigentes no momento estão os projetos Modernos, casas contemporâneas, casas rústicas e as casas simples, para os orçamentos mais reduzidos. Mas lembre-se um projeto mais simples não precisa ser necessariamente um projeto pior ou mais feio: profissionais de qualidade são capazes de imprimir charme e elegância mesmo em projetos residenciais mais modestos.

Orçamentos para projetos de casas

Outro fator fundamental na hora de se definir um projeto de casa é o orçamento disponível. Não adianta nada você ter um projeto de uma casa que o custo vá ultrapassar a verba reservada para sua execução. Nessa hora, cabe a responsabilidade do profissional projetista em orçar um projeto compatível com sua capacidade financeira.

O orçamento está intimamente ligado à metragem quadrada do projeto, como mencionado anteriormente, e uma boa maneira de estimar o valor de um projeto é através das composições unitárias de custos – CUB – índices definidos pelos sindicatos da construção de cada região que dão uma média do custo de construir diversos tipos de projetos de acordo com o tipo de projeto. Basta consultar o valor e multiplicar pela metragem do projeto para ter uma noção básica do custo da construção de um projeto residencial na sua região, de acordo com o padrão pretendido.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *